Existe janela da Oportunidade Anabólica?
11 de dezembro de 2018

Suplementos nutricionais ou refeições líquidas são importantes?

Quando um nutricionista avalia a necessidade de introdução de “suplementos nutricionais” no esporte, uma das questões mais relatadas que pairam sobre a adoção dessa estratégia é a de que o atleta necessita de mais nutrientes em decorrência das demandas energéticas e nutricionais da modalidade praticada.

No entanto, o uso de refeições líquidas, tais quais whey protein ou outros tipos de shakes proteicos pode ser muito importante por outras razões muito negligenciadas.

Um delas é a de que logo após o treino, nosso corpo entra em um período denominado de anorexígeno, quando há uma redução de apetite, ou seja, imediatamente após o treino não ficamos com muita vontade de comer.

O racional é o de que quando treinamos liberamos em nosso corpo hormônios que auxiliam a própria produção de energia a partir de nossas reservas, como gordura e tecido muscular. Ora, se durante esse período nosso corpo está ativado e processando a energia interna que está circulando no sangue (ácidos graxos, glicose e em alguns casos aminoácidos) por que ele precisaria enviar sinais para o cérebro de que precisa de energia imediata vinda dos alimentos?

É por isso que leva um pouco de tempo para a fome vir após o treino.

Assim , devido a essa condição natural de nosso corpo, uma excelente estratégia é a utilização de refeições líquidas nesse período, uma vez que são mais facilmente ingeridas e processadas pelo tratogastrointestinal. Isso auxilia muito a organizar as refeições de pessoas engajadas em mais de um período de treino no dia (imagina quantos tipos de treino um lutador de MMA deve fazer diariamente?) e também atletas que necessitam de um aporte maior de energia e proteínas.

É por isso que um bom nutricionista precisa conhecer os aspectos psicofisícos do esporte e avaliar as estratégias quanto aos planos alimentares levando em consideração diversas vertentes quanto ao uso de suplementos dietéticos!

Benite-Ribeiro SA et al. The effect of physical exercise on orexigenic and anorexigenic peptides and its role on long-term feeding control. Med Hypotheses. 2016 Aug;93:30-3.

Santiago T Paes. EFEITOS DO CONSUMO PROTÉICO SOBRE A HIPERTROFIA OCASIONADA PELO TREINAMENTO RESISTIDO: UMA VISÃO ATUAL. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 10. n. 55. p.11-23. Jan./Fev. 2016. ISSN 1981-9927.

Santiago Paes
Santiago Paes
Educador Físico, especialista em fisiologia do emagrecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *