emagrecer
O que é necessário para emagrecermos?
25 de abril de 2018
Suplementação no Futebol
14 de agosto de 2018

Suplementar whey protein antes ou depois da musculação?

whey

O ganho de massa muscular está diretamente ligado a 3 diferentes componentes: transdução mecânica dos sinais musculares advindos da contração muscular do exercício físico, atividade hormonal e inflamatória e interação nutricional advinda da alimentação diária.

Sabe-se que o consumo de proteínas de alto valor biológico, embora não seja somente esse fator nutricional, é um importante mediador do ganho de massa muscular, principalmente em indivíduos idosos.

O envelhecimento

O envelhecimento está associado à sarcopenia e dinapenia, que respectivamente contribuem para a perda de massa e força muscular. Ambos os processos contribuem para a dependência funcional e aumento da mortalidade em idosos. Treinamento resistido, conhecido popularmente como musculação além do aumento da ingestão de proteínas são estratégias que podem contribuir para a melhoria da saúde em idosos.

Das proteínas de mais alto valor biológico destaca-se a suplementação de Whey Protein. No entanto fica a pergunta ingerir antes ou depois da musculação?

Um recente estudo demonstrou que o consumo de 35g de whey protein, foi capaz de melhorar a força e também a composição corporal, em especial aumento da massa muscular, de mulheres idosas treinadas que participaram de um programa tradicional de 12 semanas de musculação, feito 3 vezes por semana.

Um outro achado muito interessante, foi que os resultados demonstraram que tanto ingerir whey protein antes do treino quanto depois apresentaram os mesmos efeitos, ou seja, segundo esse estudo, o momento de ingestão de proteína do soro do leite não será o diferencial para a melhora dos resultados. No entanto, a introdução dessa fonte nutricional pode ser um importante aliada do plano alimentar elaborado pelo nutricionista para melhorar as variáveis em questão.

Referência

Nabuco HCG et al. Effects of Whey Protein Supplementation Pre- or Post-Resistance Training on Muscle Mass, Muscular Strength, and Functional Capacity in Pre-Conditioned Older Women: A Randomized Clinical Trial. Nutrients. 2018 May 3;10(5).

 

Paes, Santiago T. EFEITOS DO CONSUMO PROTÉICO SOBRE A HIPERTROFIA OCASIONADA PELO TREINAMENTO RESISTIDO: UMA VISÃO ATUAL. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 10. n. 55. p.11-23. Jan./Fev. 2016.

 

Santiago Paes
Santiago Paes
Educador Físico, especialista em fisiologia do emagrecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loja Fullife

Uma nova opção para você adquirir nossos produtos

CONHECER AGORA
close-link