Suplementação no Futebol
14 de agosto de 2018
Existe janela da Oportunidade Anabólica?
11 de dezembro de 2018

Suplementação de Proteínas e Osteoporose

Estudos recentes abordando os benefícios e riscos da suplementação dietética de proteínas para a saúde óssea em adultos sugere que a quantidade de proteínas na dieta mesmo acima das recomendações diárias pode ser benéfica para a redução da perda óssea e do risco de fratura de quadril, considerado uma das principais fraturas preditoras de mortalidade em idosos. No entanto, os autores propõe que esses benefícios são observados desde que a ingestão recomendada de cálcio seja adequadamente obtida.

Várias estudos científicos de revisões sistemáticas da literatura relatam que suprimentos diários adequados de proteína dietética além de auxiliar no crescimento muscular também são necessários para o crescimento ósseo ideal e a manutenção de ossos saudáveis.

Variação na ingestão de proteínas dentro do intervalo “normal” é responsável por 2-4% da variação da densidade mineral óssea em adultos. Em pessoas idosas com osteoporose, a maior ingestão de proteína (≥ 0,8-g /kg de peso corporal/dia) está associada a maior densidade mineral óssea, menor taxa de perda óssea e menor risco de fratura de quadril, relembrando, desde que  ingestão dietética de cálcio seja adequada.

A intervenção com suplementos proteicos como whey protein reduz a desmineralização óssea relacionada à idade e reduz os níveis de marcadores de renovação óssea, juntamente com um aumento no fator de crescimento IGF-I e uma diminuição no hormônio paratormônio, cuja função está associada a retirada de cálcio do osso para o sangue.

Além disso, um dado interessante é que não há evidências de que a carga ácida derivada da dieta seja deletéria para a saúde óssea. Assim, a ingestão insuficiente de proteína na dieta pode ser um problema mais grave do que o aumento do consumo de proteínas principalmente por pessoas idosas.

Pergunte ao seu nutricionista o que ele acha disso e conte com a Fullife Nutrition para fornecer suplementos de qualidade!

 

Referência:

Rizzoli R et al. Benefits and safety of dietary protein for bone health-an expert consensus paper endorsed by the European Society for Clinical and Economical Aspects of Osteopororosis, Osteoarthritis, and Musculoskeletal Diseases and by the International Osteoporosis Foundation. Osteoporos Int.. 2018 May 8
Santiago Paes
Santiago Paes
Educador Físico, especialista em fisiologia do emagrecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loja Fullife

Uma nova opção para você adquirir nossos produtos

CONHECER AGORA
close-link