Qual a Diferença entre os açúcares?
18 de outubro de 2021
Como se Alimentar no Pré e Pós Treino
16 de dezembro de 2021

Por onde a gordura é eliminada?

A maioria das pessoas acredita que a gordura na perda de peso é eliminada na urina, suor, ou que a gordura é convertida em energia ou calor, o que viola de certo modo a lei de conservação da massa que aprendemos no Ensino Médio, já que segundo esta lei, a massa permanece constante numa reação química (a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos, lembra?).

Dai passa a não ser possível a conversão direta de “massa gorda” (triglicerídeos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio) em pura energia. Então como ocorre esse processo e por onde a gordura é eliminada na perda de peso?

⠀ ⠀ ⠀Sendo assim, a resposta correta segundo estudos seria: C55H104 O6 + 78 O2 → 55 CO2 + 52 H2O + energia (Kcal). Traduzindo em palavras: Uma molécula de triglicerídeos (C55H104O6 , também chamado de gordura) reage com 78 moléculas de Oxigênio (O2), para formar 55 moléculas de dióxido de carbono (CO2), 52 moléculas de Água (H2O) e, assim tem-se liberação de energia.

⠀⠀ De acordo com a reação mostrada acima, este mesmo estudo realizou cálculos referentes a massa de uma molécula de triglicerídeo (gordura), mostrando a proporção que seria exalada no CO2 e a proporção de massa que se tornaria água. Foi observado que 84% da massa da molécula de triglicerídeo seria exalada na forma de CO2, e apenas 16% se tornaria água.

⠀ ⠀Estes resultados mostram que os pulmões são o principal órgão excretor para perda de peso através da respiração, visto que exalamos CO2 no processo de respiração. A água formada pode ser excretada na urina, fezes, suor, respiração, lágrimas ou outros fluidos corporais.

⠀ ⠀⠀ ⠀ Perder peso requer desbloquear o carbono armazenado nas células adiposas (células de gordura), confirmando a máxima de que teremos que ter uma alimentação balanceada e exercícios físicos para que esse desbloqueio ocorra mais efetivamente e possamos assim perder mais gordura através da respiração. 


REFERÊNCIAS:
Livro: Silvia Maria Francisco, Cristiane Cominetti. Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição. Nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. 2 edição. Editora Manole. 2019.

Vanessa Stumpf
Vanessa Stumpf
Nutricionista Fullife (CRN: 26240/P)

1 Comment

  1. Adriana disse:

    Adorei!! Bom saber! 👍🏻😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.