Dieta não emagrece!
15 de fevereiro de 2018
whey
Suplementar whey protein antes ou depois da musculação?
16 de maio de 2018

O que é necessário para emagrecermos?

emagrecer

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas procuram os serviços de personal training e nutrição é a busca pelo emagrecimento e entender o que é necessário para emagrecermos.

Embora pareça simples emagrecer, o processo é complexo e deve levar em consideração o equilíbrio e harmonia entre os diversos sistemas fisiológicos.

Isso acontece porque nosso corpo necessita utilizar adequadamente os estoques de gordura corporal cuja função, entre outras, é a de reserva energética.

Um dos pilares do emagrecimento é o balanço energético negativo, cuja definição está associada a um gasto (taxa metabólica de repouso, efeito termogênico dos alimentos e prática de exercício físico) diário maior que o consumo energético (energia oriunda da alimentação).

Diante dessa condição, muitos acreditam que para emagrecermos precisamos somente contar calorias, ou melhor, realizar constantemente contas matemáticas de soma ou subtração das calorias ingeridas versus as calorias gastas ao longo do dia.

Se fosse fácil assim, não teríamos atualmente mais da metade da população do planeta Terra acima do peso ideal. Isso é muito preocupante, visto que estar muito acima do peso ideal, aumenta as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, a principal causa de mortes no mundo inteiro.

O que é necessário para emagrecermos?

Mas qual seria a chave para identificarmos se estamos no caminho certo para a melhora do metabolismo e consequentemente alcançarmos o emagrecimento?

A resposta é, identificar se nossos sistemas biológicos estão funcionando adequadamente. Diante disso, para pensar em emagrecer certifique-se que seu sistema cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, neuroendócrino, urinário, imunológico, neuromuscular e esquelético estão metabolicamente eficientes.

Uma dica importante é que muito dificilmente elas trabalham isoladamente. Assim, o profissional que assiste ou aquele que pretende emagrecer deve se atentar para a análise conjunta das variáveis que contribuem para a harmonização e equilíbrio desses sistemas e consequente funcionamento do corpo.

Além disso, mantê-lo fisicamente ativo e fornecer diariamente os nutrientes necessários para que as reações metabólicas sejam eficientes e processem adequadamente as reservas de energias corporais, é um dos principais caminhos para o emagrecimento.

 

Referência

Mozaffarian D. Foods, obesity, and diabetes—are all calories created equal? Nutrition ReviewsVR Vol. 75(S1):19–31, 2017.

Paes, ST et al. Metabolic effects of exercise on childhood obesity: a current view. Rev Paul Pediatr. 2015;33(1):122-129.

Santiago Paes
Santiago Paes
Educador Físico, especialista em fisiologia do emagrecimento.

1 Comment

  1. Priscila disse:

    Ola gostei desse artigo esse tipo me ajudou muito, e vou ver outros artigos.obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *