Suplementação de Proteínas e Osteoporose
13 de setembro de 2018

Existe janela da Oportunidade Anabólica?

A janela da oportunidade é um conceito ainda muito relatado em academias e entre alguns profissionais que trabalham no âmbito de fitness, musculação e nutrição.

O conceito se baseia na premissa de que há uma maior capacidade de aproveitamento dos nutrientes pelo corpo logo após a sessão de treino. Essa janela de tempo no qual seu corpo aproveitaria melhor a refeição pós-treino seria entre 10 e 60 minutos após finalizado o treino.

Isso justificaria a razão pela qual muitos praticantes de musculação levam coqueteleiras com whey protein ou outros suplementos, para serem imediamente consumidos quando o treino é finalizado.

No entanto, sinto lhe informar nobre guerreiro espartano que os estudos não sustentam isso. Sabe-se que a contração muscular sensibiliza diversas vias enzimáticas, hormonais e proteicas e que isso repercute na melhora do processamento metabólico das reações de seu corpo logo após o treino, porém essa melhora não se dá em minutos e sim em horas, podendo chegar até 24 horas após o treino, caso ele tenho sido ultra hardcore. Que dó das coqueteleiras douradas dos deuses do olimpo que imediatamente pós-treino agitam o pó mágico espartano que irá fazer o diferencial para a obtenção da hipertrofia.

Mas nem tudo está perdido, a dica de hoje da Fullife Nutrition é a de que não será um único período pós-treino o responsável por um aporte de nutrientes diferenciado ou uma potencialização dos efeitos do treino e dos nutrientes que consumiu.

Todas as refeições do dia são importantes. E mais do que isso, a alimentação ao longo do dia e o suprimento das necessidades energéticas e nutricionais é que serão os principais responsáveis pelo estímulo hipertrófico dessa via (nutricional), que assim como a atividade muscular do exercício e a sinalização inflamatória/hormonal atuam como desencadeadores da síntese de proteínas no pós-treino e ao longo dos dias subsequentes.

Santiago T Paes. EFEITOS DO CONSUMO PROTEICO SOBRE A HIPERTROFIA OCASIONADA PELO TREINAMENTO RESISTIDO: UMA VISÃO ATUAL. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 10. n. 55. p.11-23. Jan./Fev. 2016. ISSN 1981-9927.

Thomas DT et al. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. J Acad Nutr Diet. 2016 Mar;116(3):501-28.

Santiago Paes
Santiago Paes
Educador Físico, especialista em fisiologia do emagrecimento.

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