emagrecer
O que é necessário para emagrecermos?
25 de abril de 2018

Dieta não emagrece!

Muitos acreditam que fazer dieta é a chave para do ponto de vista alimentar para se obter o emagrecimento.

No entanto, fazer dieta não é a resposta que você procura para emagrecer!

Embora seu corpo precise de nutrientes para gerenciar as reações metabólicas que acontecem a todo tempo no seu corpo, não será a seleção de determinados alimentos em um curto espaço de tempo, que lhe trará resultados sólidos e consistentes no longo prazo.

Para que isso aconteça é necessário que haja um constante e diário fornecimento de nutrientes que sejam capazes de suprir tanto suas necessidades de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) quanto as de micronutrientes (vitaminas e minerais). Isso leva a crer que não será uma dieta o gerador de bons resultados e sim uma educação alimentar que ensine e transforme aquele que necessita emagrecer!

Oras, se vamos comer pelo resto de nossas vidas, temos que literalmente aprender a comer! Ou seja, é necessário que tenhamos autonomia para saber o que podemos escolher para suprir nossas necessidades diárias sem contudo exceder limites!

No entanto, embora o discurso seja lindo no papel essa realidade é diferente na prática!

Muitas vezes não temos tempo para cozinhar e preparar nossas refeições, lavar a louça e os talheres dia após dia! E no âmbito esportivo, visto a demanda energética, melhora da performance atlética  e recuperação eficiente do desgaste muscular, torna-se importante a reposição e aquisição de nutrientes por intermédio de outras fontes auxiliares!

E aí o que fazer? É nessa hora que podemos optar por nutrientes que complementarão nossa alimentação de modo a torná-la mais completa. O conhecimento sobre suplementação alimentar, pode auxiliar as estratégias que o nutricionista propõe de modo a ensinar como sustentar diariamente as necessidades nutricionais individuais utilizando compostos que auxiliarão uma alimentação que não atinge as recomendações nutricionais! Em especial, para aqueles que tem dificuldade em saber o que comer, atletas com altas demandas de treino ou então para aqueles que precisam de praticidade no dia a dia.

Portanto, é necessário entender que não será a dieta que lhe emagrecerá e sim aprender o que comer e criar autonomia para ditar suas escolhas e melhorar o metabolismo utilizando escolhas alimentares e recursos dietéticos complementares.

Entretanto, romper hábitos consolidados ou ensinar algo novo, é uma tarefa árdua não é mesmo meu nobre amigo nutricionista? Para auxiliá-lo nesse processo conte com a Fullife Nutrition!

 

Referências

  • Mann T el al. Diets are not the answer. Am Psycho Association. 2007; 62(3):220-223.
  • Hall DK, Kahab S. Maintenance of lost weight and long-term management of obesity. Med Clin N Am 208;102:183-197.
  • Materese LE, Pories WJ. Adult weight loss diet: Metabolic effects and outcomes. Nutr Clin Pract. 2014;29(6):759-67.
  • GL Close et al. New Strategies in Sport Nutrition to Increase Exercise Performance. Free Radical Biology and Medicine,2016.

 

Santiago Paes
Santiago Paes
Educador Físico, especialista em fisiologia do emagrecimento.

10 Comentários

  1. juliana disse:

    Gostei do site, conteúdo é muito interessante.Vou acompanhar as novidades sempre, gostei muito.
    Beijos da Ju

  2. Adorei seu site. Simplesmente show! Obrigado por compartilhar. Abraço e muito sucesso.

  3. “Very good blog post.Really looking forward to read more. Keep writing.”

  4. Recruta disse:

    Amei seu site. Seu conteúdo é showww. Obrigado mesmo por compartilhar

  5. monique disse:

    gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

close-link