emagrecer
O que é necessário para emagrecermos?
25 de abril de 2018

Dieta não emagrece!

Muitos acreditam que fazer dieta é a chave para do ponto de vista alimentar para se obter o emagrecimento.

No entanto, fazer dieta não é a resposta que você procura para emagrecer!

Embora seu corpo precise de nutrientes para gerenciar as reações metabólicas que acontecem a todo tempo no seu corpo, não será a seleção de determinados alimentos em um curto espaço de tempo, que lhe trará resultados sólidos e consistentes no longo prazo.

Para que isso aconteça é necessário que haja um constante e diário fornecimento de nutrientes que sejam capazes de suprir tanto suas necessidades de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) quanto as de micronutrientes (vitaminas e minerais). Isso leva a crer que não será uma dieta o gerador de bons resultados e sim uma educação alimentar que ensine e transforme aquele que necessita emagrecer!

Oras, se vamos comer pelo resto de nossas vidas, temos que literalmente aprender a comer! Ou seja, é necessário que tenhamos autonomia para saber o que podemos escolher para suprir nossas necessidades diárias sem contudo exceder limites!

No entanto, embora o discurso seja lindo no papel essa realidade é diferente na prática!

Muitas vezes não temos tempo para cozinhar e preparar nossas refeições, lavar a louça e os talheres dia após dia! E no âmbito esportivo, visto a demanda energética, melhora da performance atlética  e recuperação eficiente do desgaste muscular, torna-se importante a reposição e aquisição de nutrientes por intermédio de outras fontes auxiliares!

E aí o que fazer? É nessa hora que podemos optar por nutrientes que complementarão nossa alimentação de modo a torná-la mais completa. O conhecimento sobre suplementação alimentar, pode auxiliar as estratégias que o nutricionista propõe de modo a ensinar como sustentar diariamente as necessidades nutricionais individuais utilizando compostos que auxiliarão uma alimentação que não atinge as recomendações nutricionais! Em especial, para aqueles que tem dificuldade em saber o que comer, atletas com altas demandas de treino ou então para aqueles que precisam de praticidade no dia a dia.

Portanto, é necessário entender que não será a dieta que lhe emagrecerá e sim aprender o que comer e criar autonomia para ditar suas escolhas e melhorar o metabolismo utilizando escolhas alimentares e recursos dietéticos complementares.

Entretanto, romper hábitos consolidados ou ensinar algo novo, é uma tarefa árdua não é mesmo meu nobre amigo nutricionista? Para auxiliá-lo nesse processo conte com a Fullife Nutrition!

 

Referências

  • Mann T el al. Diets are not the answer. Am Psycho Association. 2007; 62(3):220-223.
  • Hall DK, Kahab S. Maintenance of lost weight and long-term management of obesity. Med Clin N Am 208;102:183-197.
  • Materese LE, Pories WJ. Adult weight loss diet: Metabolic effects and outcomes. Nutr Clin Pract. 2014;29(6):759-67.
  • GL Close et al. New Strategies in Sport Nutrition to Increase Exercise Performance. Free Radical Biology and Medicine,2016.

 

Santiago Paes
Santiago Paes
Educador Físico, especialista em fisiologia do emagrecimento.

8 Comments

  1. juliana disse:

    Gostei do site, conteúdo é muito interessante.Vou acompanhar as novidades sempre, gostei muito.
    Beijos da Ju

  2. Adorei seu site. Simplesmente show! Obrigado por compartilhar. Abraço e muito sucesso.

  3. Recruta disse:

    Amei seu site. Seu conteúdo é showww. Obrigado mesmo por compartilhar

  4. monique disse:

    gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


close-link