De uma forma geral uma alimentação pré-treino deve fornecer energia, através dos nutrientes necessários para a prática esportiva, manutenção da saúde. É ela quem mantém os níveis de glicose no sangue dentro da faixa da normalidade durante o treino, para que não ocorra hipoglicemia e fadiga, além de auxiliar um bom rendimento durante a atividade.
Dentre os macronutrientes mais utilizados em refeições pré treino, estão os carboidratos que são os açúcares, amidos e fibras encontradas em frutas, verduras, grãos e produtos lácteos. Quando ingeridos, entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades.
Os carboidratos diferem-se em carboidratos complexos que geralmente são digeridos e absorvidos mais lentamente, proporcionando aporte de energia e uma maior sensação de saciedade. São encontrados em fontes como grãos integrais, frutas, feijão e legumes, por exemplo, e que também fornecem outros nutrientes como vitaminas e fibras.
E os carboidratos simples que geralmente são digeridos e absorvidos rapidamente, tem-se como exemplos: bolos, alimentos processados, açúcar e arroz branco.
Na atividade física os carboidratos servem de matéria-prima para a produção do glicogênio muscular, que é a primeira e a principal fonte de energia utilizada durante o exercício, sendo a redução dos estoques desse nutriente o fator determinante da fadiga muscular.
No pré treino associar este consumo de carboidrato com uma fonte de proteína, pode ser uma estratégia interessante.
É recomendável o consumo de alimentos proteicos para recuperar a massa muscular (recuperação dos tecidos).
A Fullife Nutrition apresenta diversas linhas de Whey Protein para contemplar a todos os públicos, podendo auxiliar no aporte proteico diário em praticantes de atividade física.
RIOS J, GRAZIELA R, GUIMARÃES K. Receitas Pré e Pós Treino. E – book publicado em 2019.
Outlaw JJ, Wilborn CD, Smith-Ryan AE, Hayward SE, Urbina SL, Taylor LW, Foster CA. Efeitos de um suplemento de proteína-carboidrato pré e pós-treino em indivíduos treinados em crossfit. Springerplus. 2014 21 de julho;3:369. doi: 10.1186/2193-1801-3-369.